Lenda das Tripas à Moda do Porto

história, cultura e tradição portuguesa.

Os Tripeiros

Sabia que os habitantes do Porto são também chamados de tripeiros? Esta alcunha espelha a sua tradição histórica de comer tripas e de fazer das tripas à moda do Porto um prato emblemático que orgulha a gastronomia nacional. Existem algumas variações nos ingredientes presentes mas por norma a receita é composta por salsa, sal, cenouras, cebolas, orelheira, salpicão, carnes, mão de vitela, chouriça de carne, toucinho entremeado, frango, feijão de manteiga, louro, pimenta, banha e arroz branco. A atual receita não é mais que o aperfeiçoamento de um prato que conta com muitas gerações e histórias.

Origem do Prato

Conta uma das lendas que o seu surgimento remonta à época em que se deu início à grande aventura portuguesa: os descobrimentos. Nesta altura preparava-se a conquista de Ceuta, no Norte de África, e aqui na margem do rio Douro existia um importante estaleiro onde se construíam as embarcações. Apesar de o Infante D. Henrique estar satisfeito com o andar dos trabalhos, ele sabia que era uma missão que necessitava mais empenho.

Nesse sentido, a cidade uniu-se e em conjunto ofereceram tudo o que tinham aos marinheiros, incluindo toda a carne que possuíam. Em terra apenas restaram as tripas como alimento, a partir das quais criaram um prato bastante humilde. Eram estufadas e servidas em fatias de pão.

Experiências

Aprecie os verdadeiros sabores do Porto num tour gastronômico e conheça os restaurantes locais com os pratos mais tradicionais. Delicie-se com os melhores petiscos e vinhos da cidade numa excursão guiada a pé e experimente o ambiente autêntico das tascas portuguesas. Alguns tours iniciam na parte da manhã, outros da parte da tarde e o seu custo varia em função do número de participantes. Reservar: Excursão Gastronômica e de Vinho a Pé, Excursão Particular Vinhos e Petiscos, Tour Gastronômico e Degustação de Vinhos, Tour Verdadeiros Sabores do Porto, Tour Gastronômico de 3 Horas, Maratona de Petiscos com Bebidas.

Receita*

Ingredientes:

Preparação:

  1. Cozer a tripa em lume brando durante 1 hora / 1 hora e meia, até estar mais suave.
  2. Retirar da água e cortar em pedaços pequenos e reservar.
  3. Picar a cebola e o alho, e colocar num tacho com azeite e uma folha de louro.
  4. Cortar as cenouras em 4 e depois em cubos pequenos.
  5. Juntar um pouco de sal ao refogado.
  6. Cortar os enchidos e o tomate sem pele e sem sementes em cubos.
  7. Juntar o piripiri e posteriormente os enchidos.
  8. Adicionar metade do tomate, e reservar a outra metade para adicionar no final.
  9. Colocar o vinho branco e deixar absorver.
  10. De modo a dar mais consistência ao prato, colocar a polpa de tomate.
  11. Juntar as tripas, o feijão branco cozido, o ramo de tomilho e cobrir com o caldo de carne.
  12. Tapar o tacho e deixar cozinhar durante 45 minutos.
  13. Finalizar com o tomate fresco picado e a salsa picada.
  14. Servir com arroz branco.

walkinporto

Licenciado em Geografia, desde 2018 que me tenho dedicado ao turismo. Neste projeto procuro divulgar a cultura e história de Portugal e o Porto é a cidade de partida!